segunda-feira, 6 de março de 2006

Diálogos desgovernados...

Diálogos (mais ou menos públicos) entre membros do actual desgoverno e um dos muitos jornalistas virtuais, recém-convertidos aos corredores dos gabinetes, o Chato. 1º Episódio Chato – Ó Trocas-te, então os pensionistas mais idosos vão ver as suas reformas mínimas aumentadas para 300 €? Trocas-te – É verdade! Desde que tenham mais de 80 anos, não tenham casa, carro ou contas bancárias e o cônjuge ou os filhos não tenham possibilidades económicas de os ajudar. Chato – E como é que nós vamos verificar todos esses requisitos? Trocas-te – É simples pá… Quem se quiser candidatar a este “Complemento solidário” terá apenas de preencher 5 impressos com um total de 12 páginas, juntar fotocópias do: B.I., Cartão de Contribuinte e Cartão de Pensionista; e os originais dum atestado de residência passado pela Junta de Freguesia, e do modelo 3 do IRS. O cônjuge e os filhos também vão ter que fazer prova do rendimento que têm. Chato – Ó Zé, a oposição vai dizer que são muitos impressos para um velhote com mais de 80 anos… Trocas-te – Ah, pois… Já sei!... Vou dizer que quem não tiver outras fontes de rendimento além da pensão só precisa de preencher um impresso. Chato – Desculpa mas, não estou a perceber… Se o velhote chegar ao balcão da Segurança Social a pedir um impresso para requerer o complemento de reforma e disser que não tem família nem outros meios de sobrevivência, como é que vamos saber se está a falar verdade?... Trocas-te – Ouve lá, pá… Porque não vais chatear outro?... Olha, vem aí a Ministra da Reforma da Educação… 2º Episódio Chato – Sr.ª Ministra, já sabe que todos os sindicatos de professores marcaram uma greve para uma próxima semana? Milú – Podes tratar-me por Milú! Todos os sindicatos?... Incluindo os afectos ao partido do governo? Ingratos!... Vou falar com eles… Ou pelo menos, com alguns deles… (Passados alguns dias de alegada negociação…) Milú – Pronto rapaz, os sindicatos afectos ao governo desconvocaram a greve! Chato – Mas… a senhora vai mudar de políticas?... Milú – Ora, ora… Não sejas ingénuo… Numa negociação tem de haver alguma flexibilidade… Chato – Como assim?... Milú – Prometi gabinetes de trabalho nas escolas, para todos os professores e a abertura de uma linha de crédito para aquisição de computadores portáteis por parte dos docentes! Chato – Oh Dona Milú… Mas… Já se podiam comprar portáteis com recurso ao crédito pessoal… E… Nas escolas não há espaço físico livre para a construção de gabinetes para os professores… Milú – Eu sei!… Os sindicatos falaram-me nisso… Mas achas que a opinião pública sabe?!... 3º Episódio Chato – Dona Milú… Dizem que a senhora se prepara para fechar mais de 1500 escolas do primeiro ciclo do ensino básico, algumas das quais tinham sofrido à pouco tempo obras de remodelação e modernização de equipamentos… Assim os miúdos, muitos deles com apenas 5 ou 6 anos vão fazer vários quilómetros a pé, sob condições atmosféricas muitas vezes extremas, para irem às aulas… Apesar da recessão que o país atravessa, os pais não vão gostar disto… Milú – Gostarão quando perceberem que não se trata de uma medida economicista mas de razões puramente pedagógicas!... (Passados alguns dias, o Chato questiona o Trocas-te…) Chato – Ó Zé, aqui há dias, falei com a Milú, a propósito das mais de 1500 escolas que ela pretende encerrar e disse-me que não se tratava de uma medida economicista mas de razões puramente pedagógicas… Trocas-te – Exactamente!... São critérios pedagógicos que estão por trás do encerramento dessas escolas. Chato – Pois… Só que eu tenho andado a pensar… Tu não me poderias dizer que critérios pedagógicos são esses?... Trocas-te – Então pá… Ainda não sabes?... Vamos fechar todas as escolas com menos de 20 alunos!...
Apache, Março de 2006

21 comentários:

DarkMorgana disse...

Muito giro!
Pura "Contra-informação-Formato-blog"!
Quase se vêem os bonecos aos saltinhos enquanto falam!

Infelizmente pouco mais podemos fazer, do que gozar com eles!

DarkMorgana disse...

Ó Lusitanapaixão...
quem fala assim é gago!!!!

Eva disse...

Bem!!!! o Lusitanapaixão, anda a sair muito dos carris!!!

Alguém me diz porque é que não consigo entrar no blog da morgana?

Cleopatra disse...

Òptima postagem.
Tão boa que hoje nem tenho qualidade para a comentar.
Voltarei.
O Lusitana Paixão anda baralhado!Mas disse umas verdades!

Não consigo ir ao Blog da Eva.
Desisto por hoje!
Bjos!

Apache disse...

Aos poucos estamos todos a retornar à blogosfera... Óptimo!

Apache disse...

Será que desta vez fui só eu que compreendi o Lusitana Paixão?...
Concordo... gaguejou um bocadinho mas disse umas verdades!

O que é que se passa hoje com os blogs? Também não consigo entrar no da Morgana...

Obrigado pelos Bjos Cleópatra, já estava a ficar preocupado, toda a gente tem direito a beijinhos virtuais e neste blog só a Joana e a Eva é que arriscaram (uma vez, cada). Já não se pode ser índio... fica-se a perder...
Bjos também para vocês... Até amanhã!

P.S. São só para as meninas... nada de confusões!!!

xavier ieri disse...

Ó lusitana paixão,
apesar de termos umas contas a ajustar (que nunca o serão), o meu caro amigo diz, por vezes, umas verdaditas.
Só não concordo com aquela do xavier vir dizer que o andam a imitar.
Nunca o faria!
Por um único motivo: A asneira é livre. E não detenho o monopólio!
Hai capito?

Eh! Eh! Eh! Eh!

Ma dai ancora non hai capito che sto giocando?

Eva disse...

Ma dai ancora non hai capito che sto giocando?

Alguém me traduz isto?
Um dia deste tenho que ir para um instituto d elinguas para navegar aqui nos blogs do pomar:
ele é a Cleopatra com o inglês, agora vem o Xavier aqui comentar com o italiano...... Isto está bonito está!!! ;-)

Ó Indío da minha vida: parecmos juntos nos amores e desamores, mas quanto a beijos eu não lhos poupo. Aqui vai um quilo e meio deles. Consegue recebê-los todos?

Eva disse...

Quero ir ao blog da Morgana e não consigo?
Será que ela fez para lá algum feitiço só para chatear o pessoal?
Andei eu desaparecida e agora que volto, deparo-me com isto!!!
Tá mal!
Se a virem por aí digam-lhe que desta vez o feitiço fez efeito.

Apache disse...

Obrigado pela visita xavier. Não comentou o texto mas passou por cá, o que já não é mau.
Ainda bem que não detém o monopólio da asneira... há coisas que devemos partilhar!...
E já agora... também há bons exemplos que devemos imitar!

Apache disse...

Consigo Eva, claro que consigo! Há por aqui muito espacinho disponível...
Aqui vão 500 grama deles, para si. Não mando mais, senão ainda pensa que quero engordá-la... ;)

Pois é, a Morgana fez um feitiço e tornou o blog dela invisível. Que maldade...

Eva disse...

XIIIIIIIIII! que bom 500 gr de beijinhos. Uau! já arranjei espaço para todos.

Eva disse...

E beijinhos nunca engordam...

cris disse...

bem...eu vinha, e venho, dizer que ta muito giro, e agora chego aqui e leio "beijinhos nunca engordam"
e hoje por acaso ja tinha dito isso a uma pessoa minha conhecida. foi engraçado, lool

bjo********

Apache disse...

Hummm!... A Joana e a Eva andam a comunicar telepaticamente!
Sendo assim... mais beijinhos para as duas!...

Eva disse...

Só cá faltava o lusitanapaixão também com a mania das línguas!!!
Por este andar é mesmo desta que tenho que me inscrever.

Que bons que são os beijos de Indío. Obrigado

Eva disse...

mas aqui nunca mais há um diálogo governado?

Eva disse...

mas aqui nunca mais há um diálogo governado?

Apache disse...

"Devo ter perdido uma boa parte.
Os beijos (principalmente)" Ó Lusitana Paixão, não seja ciúmento...

"Que bons que são os beijos de Indío." Será, Eva?...

"Mas aqui nunca mais há um diálogo governado?" Pronto, Eva... Não precisa de perguntar terceira vez... ;)
Não sei se vai considerar "governada" a nova publicação?!

Apache disse...

Eu acho que o Lusitana Paixão está com um sentido de humor mais apurado. Boa semana!

redonda disse...

Fiquei finalmente esclarecida sobre como as coisas se passam... vou continuar a ler e a comentar de vez em quando, embora me tenha ocorrido agora que pode ser ainda mais trabalhoso tentar saber depois se me respondeste aqui.
Já agora, sff não o faças, não me respondas aqui...ou pelo menos avisa-me se o fizeres (é que acabaram as férias e tenho de recuperar imensas horas de sono)

Um beijinho