sexta-feira, 19 de maio de 2006

Quero, posso, Despacho…

Desta vez, a poderosa arma de desconstrução maciça, o Despacho, está na posse de comuns mortais, desprestigiados professores que procuram desesperadamente o seu lugarejo na história, pelo menos na história heróica do seu bairro. Há alguns meses atrás, numa Escola Básica do 2º e 3º Ciclos, da área metropolitana de Lisboa, o Conselho Executivo emitiu um comunicado aos alunos, do qual extraí a seguinte passagem: “ (…) Os alunos não poderão trazer bolas para o espaço escolar, uma vez que estão a partir de hoje proibidos todos os jogos com bolas, neste estabelecimento de ensino, exceptuam-se, obviamente, as aulas de Educação Física, estão igualmente proibidas as correrias desenfreadas dentro do recinto escolar (…)” Confesso que ao ler este comunicado não consegui evitar um largo sorriso, enquanto pensava cá para mim – Como é possível esperar que alunos de uma faixa etária entre os 10 e os 16 anos cumpram uma ordem destas? Afinal quem estava enganado era eu! Inicialmente houve alguma contestação e uma ou outra violação da regra, mas com o surgir das primeiras sansões disciplinares rapidamente se alcançou o objectivo. Hoje, alguns meses após a medida, apenas uma ou outra bola de papel é vista a rolar no asfalto da escola, timidamente pontapeada por adolescentes que se deslocam a passo atrás dela, para não chamarem à atenção de alguns professores e auxiliares de acção educativa que os possam denunciar, ante o olhar cúmplice de outros (nos quais me incluo) que protegem os “prevaricadores”. Mas não se pense que este é caso único, o ridículo tem mais adeptos…. O texto que se segue, datado de 13 de Fevereiro de 2006, é da autoria do Presidente do Conselho Executivo de uma Escola Secundária do norte do país, destina-se a alunos entre os 12 e os 20 anos e, é de uma candura semântica e voluptuosidade de pontuação digna do Diácono Remédios… “Com a Primavera surge uma temperatura amena, uma luminosidade intensa, despertam as plantas, folhas e florzinhas, os insectos, as formigas, as abelhinhas, toda a natureza se alegra. Neste contexto natural, nos jovens e adolescentes despertam também amizades, amores e paixões que os levam a comportamentos teatrais, hollyoodescos, alguns de pura alegria da juventude mas outros, por excessivos, ultrapassam os limites do decoro. Por tudo isto aconselho todos os alunos atingidos pelo Cupido, sofrendo de paixão fulminante que, por respeito por si próprio, pelo outro, e por todos nós que evitem ultrapassar a fronteira do pudor e do decoro, mesmo do Regulamento Interno. Peço a todos Brads Pitts e Angelinas Jolies que evitem manifestações de amor demasiado cinematográficos, perante as multidões, comportamentos só aceitáveis, na paz do Senhor.”
De que havemos de sorrir? Da forma do texto, do seu conteúdo, dos "atropelos" à Língua? O importante é mesmo sorrir, afinal é Primavera! Ah... e, atenção ao decoro, as bolas ficam em casa!...
Apache, Maio de 2006

13 comentários:

Cleopatra disse...

“ (…) Os alunos não poderão trazer bolas para o espaço escolar, uma vez que estão a partir de hoje proibidos todos os jogos com bolas, neste estabelecimento de ensino, exceptuam-se, obviamente, as aulas de Educação Física, estão igualmente proibidas as correrias desenfreadas dentro do recinto escolar (…)”.

No colégio do meu miúdo também não se pode jogar á bola.
Acho uma proibição descabida...Concordo que os dois recreios existentes não T~em condições para jogar á bola.. Mas... proibir um miúdo de Jogar á bola!
Ainda por cima não há miúdo que não goste de o fazer.
O meu filhote joga com uma carica, com uma tampa com uma pedrinha..
É proibido trazer bolas.. mas ele joga à bola... acho que até com o ar.

Depois dá-me vontade de rir... Como se pode proibir...um rapaz ... de levar bolas para a escola??!! ;)

Apache disse...

:) :) :)

No colégio do seu miúdo não há condições, mas esta escola, além do pavilhão desportivo usado para as aulas de Educação Física tem campo exterior em cimento, para futsal ou andebol com as dimensões de 60*40 metros, vedado com rede alta para evitar que as bolas atinjam os outros miúdos que brincam no amplo espaço que resta. A pintura do campo e das balizas e a rede destas foi renovada no final do ano lectivo passado. As condições não são boas mas são satisfatórias.
É proibido correr na escola desde que, em Janeiro passado a brincar à apanhada um miúdo atropelou uma auxiliar de acção educativa.
Por vezes a necessidade que algumas pessoas têm de "dar nas vistas" fá-las perder a noção do ridículo.

DarkMorgana disse...

Ó meu amigoze-ze-eze-z!
Despertam as plantaze, as amizades-ez-ze, os insectoz-ze-ez, os amoreze-eze-eze, as abelhinhazeze-eze-z e as paixõeze-eze-ezes?
Não podem despertar exeas coijasezes?

Os adolescentez-ze-eze-z simplesmente não podem ser adolescentes-ze-eze-z!!!
É uma idade bergonhosaze-z a abolir!!...
Eu cá xei o que fajia quando era adolescente-ze-eze-z aujolhosde todoz-ezez!!!

E o Xenhor Prejidente do Conxelho Ejecutibo, também debe xaber e xecalhar até fica incomodado...e xabe-xe lá o que lhe paxa pela cabexa, pobrejinhoz-eze-eze-z...quando bê essas xenas próprias do próprio demo-eze-eze-ez-z!!!

Apache disse...

Sabes o que mais me espanta?... Se alguém tivesse a lata de "despachar assim" à 20 anos atrás, nós faríamos muito pior, hoje os adolescentes "comem e calam". Onde estão: a irreverência, a indignação, o inconformismo?

Cleopatra disse...

Há 20 anos!!!!
Há muito muito tempo!
Que idade tem Apache???

Cleopatra disse...

"Peço a todos Brads Pitts e Angelinas Jolies que evitem manifestações de amor demasiado cinematográficos, perante as multidões, comportamentos só aceitáveis, na paz do Senhor.”

Mas o Senhor... ESTÁ EM TODA A PARTE!!?

Apache disse...

"comportamentos só aceitáveis, na paz do Senhor."
Também nunca percebi esta expressão!
Não se pergunta a idade a um homem, ele "tem a idade da mulher que ama".
São 37, está no perfil!

Cleopatra disse...

É nÓvinha a piquena!
Muito NÓvinho Vexa aussi!

Apache disse...

Macacas me mordam se percebi o seu comentário...

Cleopatra disse...

Um homem tem a idade da mulher que ama!!!!

DarkMorgana disse...

Macacaz-ze-eze-eze-z me mordam? Eze-ze-eze?

Cleopatra disse...

Nunca mais sai daqui o WC???

Apache disse...

Os seus desejos são ordens! É já a seguir...