domingo, 4 de junho de 2006

Da dignidade de uns à prepotência de "outros"...

Ao colega Braga Maia, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Inês de Castro (Coimbra) e à equipa que lidera, apresento público apreço e solidariedade, pela coragem e dignidade profissionais que os levaram à demissão em bloco da Direcção Executiva do Agrupamento, na sequência da apresentação pelo Ministério da Educação da proposta de alteração do Estatuto da Carreira Docente e das infames ofensas públicas que a Sr.ª ministra dirigiu aos docentes. A Direcção Executiva representa o Ministério da Educação junto da Comunidade Educativa. Pergunto, quem, sendo digno profissional na área da educação pode estar disponível para representar a prepotência, a difamação, a mentira, o insulto, a manipulação? Ainda que por cobardia, mais ninguém demonstre igual nobreza de atitude, aos colegas demissionários, em meu nome e no de muitos colegas com quem tenho contactado, agradeço orgulhosamente… Obrigado colegas, por esta lição de dignidade! Quanto à tão badalada proposta de alteração do ECD, não merece o meu comentário! Aos sindicatos pseudo-representativos da classe, que alegadamente negoceiam a proposta, deixo uma modesta opinião… O respeito e a dignidade dos professores não são negociáveis! A todos os colegas, deixo uma pergunta… Quantas mais afrontas estamos dispostos a tolerar, até que da indignação se faça acção? À Sr.ª ministra, não digo, mas apetecia-me dizer... A demência é tratável, não tolerável!
Apache, Junho de 2006

10 comentários:

Cleopatra disse...

Isto está por todo o lado.
Está visto!
Pioneiros no atropelo os nossos governantes devem sofrer de alguma trauma da infancia e, necessitam dar nas vistas.
Já agora faça-me um favor, vá ao DIZPOSITIVO e deixe lá o seu comentário.
Precisamos dele.

Já podia ter deixado mais.
Faz lá falta...Professor.

xavier ieri disse...

Ó Apache´,
parece que o Ti Anafrásio tem razão: A mnistra da inducaxão nem pra directora de serbixo xerbia...

A verdade é que o grande mérito da senhora foi contratar os serviços de uma empresa prestadora de serviços informáticos que conseguiu melhorar a feitura do concurso de professores... e pouco mais.
Verdadeiras políticas de educação, actualização e adequação de currículos científicos... népia!

É apenas mais uma que governa CONTRA as pessoas e não, como deveria, envolvendo as pessoas num desígnio colectivo, nacional.

Apache disse...

Cléo, passarei pelo "dizpositivo" um dia destes, para já estou atolado em trabalho. Obrigado pela sugestão. Beijinhos.

DarkMorgana disse...

Sem dúvida que o passatempo preferido dos Srs. Ministros deste governo, é desrespeitar outras classes profissionais...
Estão habituados à inércia portuguesa...e deviam estar à espera que os professores se distraíssem com o Mundial de Futebol...

PS- Apache! Já existe algum blog para os Professores poderem trocar ideias?

GTL disse...

Se me é permitido o comentário, sempre tive o maior respeito pelos professores(ou não fosse a minha mãe professora) e também eu sou formadora de jovens e adultos.
Por isso é com enorme tristeza e desagrado que comento o estado da Educação em Portugal.
Vejamos então o que é o professor: do latim professore, o professor é aquele que ensina. Ensinar: do latin insignare, que significa ministrar os preceitos de uma ciência ou arte, instruir, leccionar, doutrinar, esclarecer, admoestar, repreendes, corrigir, castigar.
Se é o próprio Estado a não permitir ao professor ensinar, deixo aqui a pergunta, será que vamos alterar no dicionário o segnificado da palavra ensinar?

MDB

GTL disse...

...repreender...
...significado...

Apache disse...

Olá Morgana, um blog para professores? Não conheço. Há dois "sites", onde frequentemente se abrem fóruns de discussão sobre temas da educação, www.educare.pt e www.spn.pt

Apache disse...

Se lhe é permitido o comentário, GTL? É mais que permitido, é desejado.
Obrigado pela visita, vá aparecendo e, que não lhe faltem as palavras...

Apache disse...

MDB, desculpa a confusão de siglas no meu comentário anterior.

redonda disse...

Estava muito curiosa sobre qual seria a tua profissão. Agora estou curiosa sobre o que ensinas...
Isto de andar para trás está a ser muito revelador: já fiquei a saber que és sportinguista e que ensinas (uma das minhas irmãs é tua colega). Que mais é que irei descobrir...