sábado, 8 de julho de 2006

Blatter, de novo o centro das atenções…

Não é que… pediu mesmo! Todos sabemos que as arbitragens deste mundial de futebol têm sido polémicas. De facto os donos do apito (e das bandeirinhas) estiveram longe de exibições irrepreensíveis, mas... hoje em dia, todas as equipas perdem por culpa do árbitro, raramente alguém reconhece os seus próprios erros. Poque há uns dias, também eu o havia criticado, é justo que hoje destaque alguém que, sendo o homem mais poderoso do futebol mundial teve a “humildade” (ou será que outros interesses mais altos se levantaram?) de reconhecer o seu erro. No final do mais polémico jogo deste “Alemanha – 2006”, o Portugal – Holanda, o presidente da FIFA, o Suíço, Joseph Blatter, criticou o árbitro da partida, Valentin Ivanov. Nos dias seguintes, primeiro a Federação Russa de Futebol, depois a imprensa mundial (com destaque para russos, norte americanos, ingleses, franceses e alemães) criticara duramente as palavras de Blatter. No “New York Times” escrevia-se: “Antes tivesse sido o Russo, o culpado do mais feio, aberrante, cínico e depravado jogo de uma fase final de um mundial de futebol” e acrescentava “cartão vermelho para as declarações de Blatter”. “O Sovietskiy Sport” desafiava o suíço, nestes termos, “ Aponta quais os cartões mal mostrados por Ivanov ou pede desculpa”. E não é que pediu mesmo… Na passada Terça-Feira, 4 de Julho, dia de aniversário de Ivanov, Joseph Blatter, em conferência de imprensa proferiu as seguintes declarações: “Peço desculpa ao árbitro russo Valentin Ivanov por ter dito que este merecia um cartão amarelo pela sua actuação na partida entre Portugal e a Holanda, dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, foi um jogo muito difícil para ele, devido ao comportamento dos jogadores de ambas as equipas, preocupados com tudo excepto jogar futebol. Lamento o que aconteceu e a declaração que fiz sobre ele, no final do jogo. Os jogadores mereceram todos os cartões exibidos e o cartão amarelo que eu dei a Ivanov, merecem-no as duas equipas.” Será que foi reconhecimento do erro e, se assim foi, aplica-se a máxima “quem confessa o pecado não merece castigo”? Será que o facto de Blatter se preparar para se recandidatar a um novo mandato na FIFA e a pressão que sobre ele foi exercida pela imprensa, nada teve a ver com esta reviravolta? Polémico como sempre, vai continuar a ser o centro das atenções… Até quando? P.S. Bem me parecia que o cartão que ele queria dar a Ivanov era de parabéns pelo aniversário! Eh, eh, eh!
Apache, Julho de 2006

6 comentários:

Cleopatra disse...

Sendo certo que o jogo foi mais uma chuvada de cartões e que concordo que o árbitro perdeu o pulso qdo não avançou logo com um vermelho quando o deveria ter feito e, por isso mesmo só teve mão neles com cartões a torto e a direito..... Sendo isso tudo verdade pergunto também :

"Será que o facto de Blatter se preparar para se recandidatar a um novo mandato na FIFA e a pressão que sobre ele foi exercida pela imprensa, nada teve a ver com esta reviravolta?"

Ora.... nem mais!

DarkMorgana disse...

Soube-se de fonte segura que a Al-Qaeda trocou todas as cópias do vídeo do jogo Portugal-Holanda, por cópias do vídeo do jogo França-Itália, para ser usado nos treinos dos operacionais.

Apache disse...

Ora, ora, menina Morgana, não me diga que a Al-Qaeda agora passou a alistar apenas "Betinhos"...

Cleopatra disse...

Qdo é que este homem a rezar... sai daqui?
Não pediu ele já tudo o que tinha a pedir??

Apache disse...

Sai um par de patins para a mesa do "orador"...

redonda disse...

Como é futebol, passo à frente...